• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG

Diretorias

Diretoria de Terras

As atividades da Diretoria de Terras têm por foco as ações do Estado do Paraná na estrutura fundiária rural, seja em terras públicas ou privadas passíveis de regularização. Promove o levantamento ocupacional de imóveis rurais, para estabelecer com segurança sua titularidade, na ótica da sustentabilidade sócio-ambiental. Esses dados e informações servem também para compor e manter atualizado o Cadastro Gráfico Dominial, o Sistema de Terras Tituladas e o Cadastro de Imóveis Rurais. Essas atividades contribuem para definir outras ações da Autarquia e orientar a atuação do Governo do Estado na defesa do interesse público.

Diretoria de Geociências

A Diretoria de Geociências tem como missão desenvolver ações nas áreas de cadastro, cartografia, zoneamento ecológico-econômico, fotogrametria, geodésia, geoprocessamento, sensoriamento remoto, topografia e mapeamento temático. Tais ações são de responsabilidade dos Departamentos de Cartografia e Geoprocessamento, de Geodésia e Estruturas Territoriais e de Zoneamento Ecológico-Econômico. Utiliza técnicas atuais, incluindo a participação dos segmentos organizados da sociedade, na perspectiva do desenvolvimento socioambiental.

Diretoria Administrativo-Financeira

Esta Diretoria está voltada ao planejamento e apoio aos Programas e Ações da Autarquia, sendo responsável pela elaboração e execução orçamentária e pelo desenvolvimento das políticas organizacional e de pessoal do Instituto. 

Diretoria Jurídica

A Diretoria Jurídica tem por finalidade dar sustentação jurídica aos atos da administração autárquica e também desenvolver pesquisas sobre os marcos jurídicos e instrumentos para os programas e ações das demais Diretorias. A atuação desta Diretoria se fundamenta na utilização do Direito como instrumento de defesa da esfera pública e da função social da terra.


Recomendar esta página via e-mail: