• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG

ZEE Litoral

ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO DO LITORAL DO PR ESTÁ DISPONÍVEL PARA CONSULTA 

O ITCG disponibiliza para download (veja abaixo) o Relatório Técnico Científico do Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral do Paraná- ZEE PR – Litoral junto com seus dados geográficos. Também fica disponível para conhecimento  (a seguir)  o Decreto nº 4996, de 05/09/16, que estabelece o ZEE Litoral e que foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná-DIOE em 06/09/16. 
O ZEE é um levantamento técnico científico, com recomendações que visam nortear ações de desenvolvimento, tanto no setor público quanto no setor privado, sempre preconizando o equilíbrio entre o social, o econômico e o ambiental, gerando trabalho e renda, mas com responsabilidade sócio-ambiental. Indicando as áreas passíveis de empreendimentos e atividade urbana o ZEE assegura, ainda, que 85% de toda a região sejam preservados. A área coberta pelo ZEE, de 6,3 mil quilômetros quadrados, abrange sete municípios paranaenses: Morretes, Antonina, Paranaguá, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos.

Objetivos- O ZEE possui três grandes objetivos: subsidiar os processos de planejamento; servir como apoio técnico, cientifico e operacional; e auxiliar na elaboração de planos, programas e projetos propondo alternativas para tomada de decisão, segundo o enfoque da compatibilização das atividades socioeconômicas com o ambiente natural.

Seis Zonas- De acordo com o zoneamento, o Litoral foi dividido em seis zonas. A maior área, que cobre 80,75% do território do Litoral, é classificada como zona protegida por legislação ambiental específica, que inclui parques e as chamadas Áreas de Proteção Ambiental (APA). 
A segunda, a mais restritiva do ponto de vista de exploração, é uma área de proteção de mananciais, que cobre 5% da área. As demais zonas são: unidades de conservação e proteção integral; zona urbana; zona de desenvolvimento de terras ocupadas e zona de desenvolvimento diferenciado.

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO ZEE LITORAL








Recomendar esta página via e-mail: