• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG
Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná

Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES

·         CARTOGRAFIA

1.       Como posso ter acesso a informações cartográficas do Estado do Paraná?

§  Há diversas instituições estaduais e federais que disponibilizam informações cartográficas do Estado do Paraná em suas páginas na internet. No site do ITCG procure em Biblioteca virtual e verifique os dados disponibilizados. Também em nossa página no menu Links de interesse você encontra alguns endereços de instituições que publicam informações dessa temática.

2.       O que faço se não encontrar a informação cartográfica que procuro?

§  Se você sabe da existência dessa informação, você pode solicitar pelo menu Fale conosco, e, em havendo disponibilidade da informação, essa poderá ser enviada desde que não haja restrição previamente definida.

3.       Como faço para saber quais mapeamentos existem no Estado do Paraná?

§  Você pode consultar o Inventário de Produtos Cartográficos elaborado pela Câmara Técnica de Cartografia e Geoprocessamento em http://www.geo.pr.gov.br/ms4/inventario/jsp/produtos.jsp. Esse inventário apenas informa a existência do mapeamento e o acesso à informação poderá ser feito entrando em contato com o detentor da informação.

4.       Como faço para acessar o aerolevantamento de 1980?

§  O aerolevantamento de 1980, mais especificamente as aerofotos e os fotoíndices, foram digitalizados e podem ser acessados em http://www.geo.pr.gov.br/ms4/itcg/geo.html habilitando com o botão direito o fotoíndice 1980 – 1:25.000. O balão vermelho contém outras instruções.

5.       Como faço para acessar outros aerolevantamentos?

§  O ITCG está digitalizando outros aerolevantamentos de seu acervo, principalmente os dos anos 1951 e 1961 e o acesso é sob demanda por meio do Fale conosco.

 

·         DIVISAS MUNICIPAIS

1.       Quem é o responsável por definir os limites municipais no Estado do Paraná?

·         O ITCG é a instituição estadual responsável por identificar na base cartográfica estadual os limites municipais que são definidos por meio de leis estaduais. Anualmente publicamos o arquivo que representa os limites oficiais considerados para aquele ano. Contudo observamos que sistematicamente estamos fazendo revisões na base cartográfica, atualizando ou corrigindo os limites municipais.

2.       Como faço para saber onde se localiza um determinado imóvel em relação aos limites municipais?

·         Você pode solicitar a localização via Fale conosco ou por meio de requerimento, ambos disponíveis no nosso site.

3.       Onde encontro informações sobre os limites municipais?

·         No aplicativo geo, http://www.geo.pr.gov.br/ms4/itcg/geo.html é possível consultar o histórico dos municípios e o memorial descritivo  resultado do projeto Arquivo Gráfico Municipal. Também no site do ITCG é possível fazer o download do arquivo que define os limites e o seu respectivo cálculo de área (Divisão Político-Administrativa). http://www.itcg.pr.gov.br/modules/faq/category.php?categoryid=8 

·         As leis que regem os limites municipais encontram-se publicadas em  http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/entradaSite.do?action=iniciarProcesso

 

·         ZONEAMENTO TERRITORIAL

 

1.       Quais zoneamentos estão disponíveis no site do ITCG?

§  Coordenado pelo ITCG: Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral do Paraná -  produtos concluídos e Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná – informações sobre o projeto.

§  Não coordenado pelo ITCG: está disponível o link no nosso site, o Macrozoneamento do Litoral, desenvolvido pelo IPARDES em 1989.

 

2.       Como faço para ter acesso às informações do ZEE -  Zoneamento Ecológico Econômico?

 

·         O  ZEE PR - Litoral foi executado na escala 1:50.000, está publicado, as informações  podem ser baixadas diretamente do site e caso necessário, para informações cartográficas adicionais, além dos shapes disponibilizados quanto ao diagnóstico e prognóstico, podem ser solicitadas outras temáticas por meio do fale conosco.

·         O ZEE PR executado na escala 1:250.000, ainda não está publicado, os produtos preliminares podem ser solicitados por meio do Fale conosco ou envio de ofício descrevendo os produtos de interesse (mapas, shapes ou relatórios temáticos) e o uso a que se destinará os mesmos.

 

Recomendar esta página via e-mail: