• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG

CIMMP - Centro de Informações Minerais, Memória e Pesquisa


A Lei nº 18929, de 20 de dezembro de 2016, sancionada pelo Governo do Estado do Paraná, uniu as atribuições da Mineropar (Serviço Geológico do Paraná) ao campo de atuação do ITCG-Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, que passou a ser denominado de Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná – ITCG. Com a fusão foram integrados, consequentemente, o Centro de Informações Minerais (CIM), da Mineropar ao Centro de Informação Memória e Pesquisa (CIMP), do ITCG.

As respectivas unidades se transformaram em um só espaço, passando a se chamar Centro de Informações Minerais, Memória e Pesquisa-CIMMP e suas atribuições e atividades estão a seguir elencadas.

Resgatar o passado é nossa obrigação e também um preceito constitucional do Estado
porque cada um de nós tem direito a sua história, a sua memória.
 

É neste sentido que se propõe a criação do Centro de Informação, Memória e Pesquisa do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências - ITCG, no Paraná, cujo objetivo é a conservação do patrimônio cultural através de administração segura, recursos adequados e conhecimentos decorrentes da ciência e da técnica. Além disso, o êxito na conservação do acervo vincula-se diretamente à ampla revisão nas atitudes profissionais, institucionais e políticas.
O objetivo geral do projeto é preservar o patrimônio cartográfico e documental que está sob a guarda do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, através da identificação, técnicas de conservação e cadastramento do acervo existente, disponibilizando-o para visitação do público e projetos de pesquisa.
Os objetivos específicos são: planejamento, identificação, classificação e cadastramento dos bens culturais; realização de pesquisa cujo resultado é a compilação de dados, análise, seleção, registro e catalogação do acervo cartográfico; e, cadastramento digital, através do armazenamento em um banco de dados.
Os instrumentos metodológicos consistem, numa primeira etapa, em levantamento de processos (de medição e demarcação de terras), de equipamentos topográficos, mapas históricos, mapas temáticos e cartas topográficas, catálogos, folders etc.; criação de um banco de dados; triagem, catalogação e acondicionamento do material. E, numa segunda etapa, higienização e restauro, realizados por um especialista.


Elevação do Paraná à Província

Títulos de Terras emitidos pelos governantes do Estado do Paraná


Coletânea de Mapas Históricos do Paraná

"Cartografia Social"


"Cartografia Social, Terra e Cidadania"

"Quilombos"



Terras e Territórios Quilombolas, Indígenas, Faxinais, Ilhéus e Cipozeiras no Estado do Paraná


Documento de divulgação

Mapa (versão 2013)

Série "Terra e Cidadania"

Livro: Reforma Agrária e Meio Ambiente

Para visualizar os arquivos disponibilizados em formato PDF é necessário um aplicativo de leitura, sugerimos o "Acrobat Reader", de download gratuito. Caso você não possua este aplicativo, instale-o clicando no ícone abaixo.




CIM - Centro de Informações Minerais do Paraná Prof. Riad Salamuni


Espaço Técnico Científico

O CIM possui o mais completo acervo de dados e informações sobre geologia e mineração no Estado do Paraná. É referência para temas de interesse da educação, pesquisa mineral, indústria mineral, política setorial e planejamento. Presta serviços aos órgãos públicos, à iniciativa privada, aos estudantes e pesquisadores.
Mapa Mundi

A exposição permanente sobre Geologia e recursos minerais do Paraná visa difundir as Ciências da Terra, por meio de visitas monitoradas que levam o interessado a uma viagem sobre a história do planeta, a evolução geológica dos continentes, os tipos de rochas e minerais, a geologia e os recursos minerais.




CIM

Mapa do Brasil
Com o mais completo acervo de dados e informações sobre a Geologia e a Mineração do Paraná, até 2003, a Biblioteca é formada pela integração de mapoteca, litoteca, fototeca, videoteca e painéis educativos de interesse de estudantes, professores, pesquisadores e empresários de mineração.

Levantamentos bibliográficos, empréstimos interbibliotecas, empréstimo restrito de publicações, orientação ao usuário, reprodução de mapas e documentos e venda de publicações são alguns dos serviços prestados à comunidade.

A Biblioteca também dispõe do seguinte acervo:
• Livros - 5.808
• Periódicos - 2.657
• Relatórios Técnicos - 208
• Fitas de Vídeo - 27

O CIM possui, em meio analógico, 7.830 mapas geológicos, geofísicos, geoquímicos, geotécnicos, topográficos (escalas desde 1:5.000 a 1.000.000), 6.000 fotografias aéreas (1:25.000 a 1:60.000) e radargrafias (1:250.000)S, litoteca com 1.800 amostras de minerais e rochas e, em meio digital, dados estatísticos históricos e atualizados da produção e consumo mineral paranaense desde a década de 80.


VISITAS MONITORADAS

A Lei nº 18929, de 20 de dezembro de 2016, sancionada pelo Governo do Estado do Paraná, integrou as atribuições da Mineropar (Serviço Geológico do Paraná) ao campo de atuação do ITC-Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, que passou a ser denominado de Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG. Neste novo formato a Mineropar  continua atuando como a Diretoria de Geologia do ITCG.

Nosso endereço mudou para a Rua Desembargador Motta 3384. 
CEP 80.430-200. 
Curitiba- Paraná
Telefone (41) 3304-7000

No momento não estamos agendando as visitas monitoradas devido ao Espaço Expositivo estar desativado e aguardando as reformas necessárias para a sua implementação no novo endereço. 

Solicitamos o aguardo de novas informações através deste canal, onde o novo espaço será amplamente divulgado.

 

Exposição ORVILLE DERBY (EM MANUTENÇÃO)

A Exposição de Minerais e Rochas Orville Derby foi inaugurada em 14 de dezembro de 2010, onde são expostos exemplares de grande importância com todas as famílias de minerais e muitas rochas especiais.

A exposição homenageia o pioneiro da geologia Orville Derby, americano naturalizado brasileiro que trabalhou no reconhecimento geológico da então Província do Paraná, no tempo do Império.

Esta exposição tem o objetivo de manter um acervo de mais de 1000 amostras para fins científicos e de visitação, tanto dos estudantes de ensino médio e fundamental, quanto de alunos de graduação e pós-graduação das Ciências da Terra. 

Entre as rochas especiais encontram-se meteoritos, kimberlitos (rochas matrizes de diamante), rochas vulcânicas, magmáticas e sedimentares. Entre os minerais há elementos nativos, sulfetos, óxidos, silicatos e minerais de minério.

O Espaço Orville Derby  atualmente encontra-se em manutenção. Mudamos de endereço e breve divulgaremos informações sobre o novo local.

sala1

sala02

Recomendar esta página via e-mail: