• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG

DESTAQUE

02/12/2017

Lançado na ALEP livro sobre Tropeirismo e Geodiversdiade no Paraná

Foi lançado nesta segunda-feira (04.12), o livro “Troperismo e Geodiversidade no Paraná”, de autoria do prof. Dr. Antonio Liccardo, do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do geólogo Gil Francisco Piekarz, do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG). A publicação é da Editora Estúdio Texto e objetiva ser um guia e ao mesmo tempo um acervo voltado, principalmente, às áreas de educação e turismo, permitindo descobertas e agregando conhecimento.

Junto com o lançamento, que aconteceu no Salão Nobre da Assembléia Legislativa do Paraná e contou, além dos autores, com a participação do diretor presidente do ITCG, Amilcar Cavalcante Cabral, do presidente da Comissão de Cultura, da ALEP, deputado Péricles de Melo, entre outras presenças, foi também aberta uma exposição de fotos que fazem parte da publicação.

O livro de 248 páginas, amplamente ilustrado com mais de 300 imagens é, segundo os autores, fruto de pesquisas e levantamentos realizados por eles desde 2005. A obra trata da geologia da Bacia do Paraná, mais especificamente da região dos Campos Gerais. Apresenta o patrimônio geológico e germorfológico ao longo dos 16 municípios da Rota dos Tropeiros no Paraná, reunindo informações sobre o meio físico da Rota e sua correlação sociocultural com o movimento de passagem de tropas de mulas que se desenvolveu neste cenário


Como responsável pelo Serviço Geológico no Estado do Paraná, o ITCG coloca a disposição do público esse trabalho, que conta também com a participação da Sociedade Brasileira de Geologia/Núcleo Paraná e UEPG, tendo em vista agregar valor ao produto turístico já existente que é a Rota dos Tropeiros com a intenção de introduzir a geologia, demonstrando como se formaram os monumentos geológicos e criando novos produtos turísticos.


Autores - O professor Liccardo é geólogo, fotógrafo, doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (2003) e professor da UEPG desde 201. Desenvolve pesquisas  sobre geodiversidade, suas interfaces culturais e patrimônio desde 2004, sendo autor de vários livros sobre essa temática.


Gil Piekarz é geólogo formado pela Universidade Federal do Paraná em 1979, com Mestrado  em Metalogênese pela Universidade Estadual de Campinas, em 1992.Trabalhou no Serviço Geológico do Paraná-Mineropar desde 1979, hoje incorporado  ao ITCG/PR. Também publicou livros e trabalhos sobre a geodiversidade e suas interfaces. É membro  do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico-CEPHA/PR.


Exposição – A mostra de imagens do Patrimônio Geológico dos Campos Gerais reproduzidas do livro é aberta ao público e  pode ser visitada no Espaço Cultural da ALEP até o dia 08.12. A visitação é das 9h às 18h.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.