• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG
Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná

ITCG

13/03/2018

ITCG no Eco Espaço EXPOBEL 2018

O Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná-ITCG, está participando do Eco Espaço da 28ª Expobel-Exposição Agropecuária de Francisco Beltrão, com as Mostras "Mineral do Paraná” e “Engº Francisco Beltrão - História e Memória”. O Eco Espaço é uma novidade desta edição da Expobel e tem a frente a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-SEMA, participando além do ITCG, o IAP, Águas Paraná, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Francisco Beltrão e patrocínio da Itaipu Binacional. 

O Espaço foi inaugurado na manhã do sábado, 10.03, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti que falou sobre a finalidade da iniciativa e explicou sobre o funcionamento do local. Estiveram presentes o diretor presidente do ITCG, Amilcar Cabral, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Adriano Roberto David, a presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel, entre outros representantes e servidores de instituições locais e estaduais.

A Mostra Mineral do Paraná apresenta o trabalho de competência da Diretoria de Geologia do Instituto, com destaque para os tipos de rochas existentes no Estado e seu emprego na cadeia produtiva.

Já a Mostra sobre Francisco Beltrão, nascido em 06.11.1875 e que faleceu em 29.05.1939, trás informações sobre a trajetória do engenheiro civil parnanguara que deu nome à cidade e é composta de parte do acervo de trabalhos cartográficos desenvolvidos por ele que prestou grande contribuição na colonização do Estado. O acervo das obras de Francisco Beltrão está sob a guarda do Centro de Informações Minerais, Memória e Pesquisa-CIMMP, do ITCG.

O Eco Espaço, instalado na Antiga Arena Cultural do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior pode ser visitado durante todo o período da Expobel, que foi aberta oficialmente na sexta-feira, 09.03 e segue até o dia 18.03.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.