• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG

ITCG

13/03/2018

ITCG é homenageado pela Casa Militar do Governo do Paraná

O diretor presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná – ITCG, Amilcar Cabral, recebeu na segunda-feira (12.03), no Palácio Iguaçu, a Medalha de Mérito da Casa Militar do Governo Estadual Coronel Euclides Silveira do Vale, em homenagem ao primeiro chefe do órgão. A condecoração foi pelo trabalho conjunto desenvolvido entre o ITCG e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, no mapeamento das áreas de risco de deslizamentos em 55 municípios paranaenses.


A cerimônia que também marcou os 90 anos da Casa Militar, criada em 29 de fevereiro de 1928, contou com a presença do governador Beto Richa.  A história da Secretaria que está à frente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, foi transformada no livro “A Trajetória dos 90 Anos da Casa Militar”, lançado na mesma ocasião.


Medalha – Além de Cabral, foram homenageados com a Medalha Coronel Euclides Silveira do Vale o Governador e a vice-governadora Cida Borghetti, Secretários de Estado, autoridades da Casa Militar, entre outras personalidades. Beto Richa ressaltou a contribuição da Casa Militar ao longo de sua história, principalmente à frente da Defesa Civil, que é chefiada pela pasta desde a Constituição Estadual de 1989. “A Casa Militar tem feito um trabalho fantástico, em sinergia com outros órgãos do Estado, na proteção das famílias paranaenses, criação de medidas de prevenção e recuperação de danos provocados por eventos naturais”, disse ele.


Richa lembrou que em 2011, logo que assumiu o governo, fortes chuvas assolaram o Paraná, em especial o Litoral do Estado. “Nosso governo, por meio da Casa Militar e da Coordenação de Defesa Civil, agiu rápido, evitando que centenas de pessoas perdessem suas vidas por causa dos estragos provocados pelas chuvas”, disse o governador.


O trabalho de mapeamento trás informações sobre as áreas de risco para ocupação humana dando ênfase aos locais suscetíveis a escorregamentos de encostas, inundações e movimentos gravitacionais de massas (MGM’S), buscando a proteção da vida da população desses municípios” disse o presidente do ITCG, Amilcar Cabral.


Publicação - O livro “A Trajetória dos 90 Anos da Casa Militar”, é de autoria do capitão João Carlos Toledo Júnior, atual chefe da Assessoria Técnica do órgão. A publicação aborda desde a criação do serviço de ajudante de ordens do então presidente do Estado, em 1857, até os dias atuais, em que a Casa Militar é também responsável pela Proteção e Defesa Civil.


Além disso, graças a um acordo de cooperação firmado em 2011 com a Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde, a Casa Militar também faz o transporte aéreo de órgãos e tecidos para transplantes. Esta parceria contribuiu para que o Paraná passasse, de 2011 para cá, do 14º para o segundo Estado brasileiro com o maior número de transplantes.


O livro terá distribuição gratuita e ficará à disposição dos interessados na biblioteca da Casa Militar, no Palácio Iguaçu. “Também faremos doações da obra para escolas militares e colégios do Governo do Estado”, disse o autor João Carlos Toledo Júnior.

 


 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.