• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG

DESTAQUE

03/05/2018

Aberto Workshop para discutir problemas e soluções de áreas contaminadas por combustíveis no Paraná

Foi aberto nesta quarta-feira, (02.05), no Auditório Caio Amaral, da FIEP-Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba, com mais de 130 participantes, o 2o Workshop Paranaense de Áreas Contaminadas. O evento que segue até sexta-feira (04.05) é promovido pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, órgãos vinculados a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA.

Os debates têm foco nos Hidrocarbonetos (combustíveis líquidos) e Solventes Clorados (desengraxantes de peças automotivas, entre outros) em Meio Fraturado (espaços por onde podem migrar efluentes tóxicos), com o objetivo apresentar novas técnicas de descontaminação e contribuir para o avanço e homogeneização do conhecimento na área.

O diretor presidente do ITCG, Amílcar Cabral, ressaltou a importância de se ter no Paraná uniformidade nas ações referentes as áreas contaminadas e de serem aplicadas novas tecnologias para amenizar a poluição do meio ambiente.

Por sua vez, o diretor de Geologia do ITCG, Fábio Ortigara, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento, destacando a contribuição das empresas patrocinadoras.

Já o diretor de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto das Águas do Paraná, Everton de Souza, anunciou que estão sendo feitos estudos no Estado relativos a questões ambientais para que seja implantado um sistema de verificação e integração de informações entre as instituições, também com a participação da sociedade.

O evento reúne expositores e profissionais de diferentes segmentos e Estados brasileiros que tratam da fabricação de equipamentos utilizados em instalações de postos de combustíveis, testes de estanqueidade que verificam a integridade das instalações subterrâneas (pontos de vazamento), técnicas de investigação de contaminantes em solo/água subterrânea e questões legais associadas.

A abertura contou também com a presença do coordenador de Recursos Hídricos e Atmosféricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídrico-SEMA, José Luiz Scroccaro, representando o secretário Antônio Carlos Bonetti, do orientador da Câmara Técnica de Postos de Combustíveis do IAP, João Toninato, do coordenador Técnico Ambiental do SINDI Combustíveis, Stanely Avelleda e do deputado estadual Raska Rodrigues.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.