• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG
Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná

ITCG

18/06/2018

Câmara Municipal de Boa Ventura de São Roque concede Título de Cidadão Honorário ao Diretor Presidente do ITCG

O diretor presidente do ITCG, Amilcar Cabral, recebeu o Título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Boa Ventura de São Roque, em solenidade no Salão da Paróquia São Roque no dia 15 deste mês de junho. Na mesma oportunidade, também foi homenageado com uma Moção de Aplausos o diretor de Terras da instituição, Roberto Alfredo Gomes.

A proposição das homenagens aos Diretores do ITCG aprovada por unanimidade pela Câmara foi uma iniciativa da vereadora Márcia Morski, pelo trabalho de regularização fundiária realizado no município.

Márcia ressaltou que o Instituto fez um trabalho muito importante em Boa Ventura de São Roque, destacando a área do assentamento da comunidade da Canadia, chamada 9 de julho, onde as famílias esperavam há 29 anos a regularização. “Quando procuramos o Amilcar ele se sensibilizou com a situação e acabou encaminhando a documentação e em 2014 foram regularizadas 49 propriedades na localidade”. A vereadora destacou que essas regularizações geraram uma reserva que hoje rende R$ 2 milhões por ano para o município.

A regularização das propriedades pertencentes ao assentamento 9 de julho, possibilitaram ao município implantar a Unidade de Conservação Estação Ecológica Municipal Cachoeirinha e garantir o recebimento desses recursos por meio do ICMS -Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços.

“Em sua gestão, Cabral se empenhou para que o Estado permitisse o repasse da área de 288 hectares para o município, assinando com a Prefeitura Municipal e com o IAP-Instituto Ambiental do Paraná um Termo de Compromisso para a Gestão de Unidades de Conservação, repassando as terras, antes pertencentes ao Governo do Estado, para o município”. De 2011 a 2017 foram regularizados pelo ITCG 356 imóveis rurais em Boa Ventura de São Roque, perfazendo mais de 4 mil e 300 hectares.

O prefeito, Edson Flavio Hoffmann disse ser merecido o Título, reconhecendo a homenagem da Câmara pelo importante trabalho desenvolvido pelo ITCG no município.

Para o presidente da Câmara, Nestor Kenear, o trabalho do Instituto é bastante positivo tendo em vista que existiam muitos problemas de terras na região, principalmente porque Boa Ventura de São Roque pertencia ao município de Pitanga. “O ITCG foi essencial para solucionar vários casos de regularização fundiária”.

Agradecendo a honraria, em seu pronunciamento o Diretor Presidente do ITCG enfatizou que “essa homenagem não cabe apenas a mim uma vez que não a teria recebido não fosse o trabalho competente e comprometido de cada servidor da nossa instituição, dedicados a prestar serviços de qualidade ao povo do Paraná”.

Na ocasião, a Câmara concedeu, ainda, Títulos de Cidadão Honorário e Moção de Aplausos a políticos, profissionais de áreas afins e produtores da região, além de Mérito Educacional à professores da Rede Municipal de Ensino.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.