• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG
Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná

DESTAQUE

21/12/2018

SEMA e ITCG lançam o Zoneamento Ecológico Econômico do PR na internet

Valioso instrumento para melhor utilização do território paranaense, norteando as ações da administração pública e garantindo a compatibilidade entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental

Foi lançada nesta quinta-feira (20.12), a versão on line do Zoneamento Ecológico Econômico do Paraná-ZEE/PR, considerada uma das mais importantes fontes de consulta e diretrizes para o planejamento do Estado como um todo. O lançamento foi no gabinete do secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, com a presença do diretor Presidente do ITCG, Amilcar Cabral, da diretora de Geomática do Instituto, Gislene Lessa, além de técnicos responsáveis pela elaboração do trabalho do ITCG e de instituições parceiras.

Resultado de vários anos de um minucioso levantamento técnico científico, coordenado pelo ITCG, o ZEE possui três grandes objetivos: subsidiar os processos de planejamento; servir como apoio técnico-científico e operacional; e auxiliar na elaboração de planos, programas e projetos propondo alternativas para tomada de decisão, segundo o enfoque da compatibilização das atividades socioeconômicas com o ambiente natural.

A publicação conta com três volumes e mais de 700 páginas com mapas, ilustrações e fotos tratando de assuntos que vão desde o Meio Físico, abrangendo tópicos como Geologia, Solos, Clima, Recursos Hídricos, Geomorfologia, passando pela Sócio-Economia até o Desenvolvimento para o Estado do Paraná. Futuramente, o ZEE-PR poderá ser lançado em versão impressa.

Tomando conhecimento do trabalho a governadora Cida Borguetti disse que “este zoneamento, que nos indica princípios para o desenvolvimento socioeconômico, é uma orientação segura especialmente a estudiosos e autoridades, para que se possa subsidiar os processos de planejamento nos municípios, levando em conta e nunca esquecendo do meio ambiente, assim como mapeando as principais atividades econômicas desenvolvidas ou que podem ser desenvolvidas em cada região do Estado”

O secretário Bonetti enfatizou que com o ZEE/PR planejar ficou mais fácil.  “O Paraná tem a quinta maior economia do Brasil, sendo responsável por mais de 6% do Produto Interno Bruto e possuindo território rico e diverso, composto por diferentes tipos de solo e clima e uma atividade econômica moderna e diversificada. O meio ambiente é formado por uma série de ecossistemas, em diferentes estágios de conservação. Essa diferenciação interna entre as várias regiões do Estado representa importante fator a ser considerado pelos governantes, na formulação das políticas públicas e na elaboração de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento social e econômico, sem perder de vista a preservação e conservação do ambiente em que vivemos. Quando da implantação de planos, obras e atividades públicas ou privadas que utilizem recursos naturais, o ZEE deverá ser observado”, disse o Secretário.

Confiança- Por sua vez, o diretor presidente do ITCG, Amilcar Cabral, também reforçou que são informações da vida do paranaense nas questões ambientais sociais e econômicas e, como instrumento de planejamento, o ZEE tem uma função muito importante no Estado e “a gente espera que este produto seja usado tanto pelo segmento público quanto pelo setor privado, pois a qualidade e a quantidade das informações são muito grandes”. Cabral reiterou que o ZEE objetiva que o Estado possa definir políticas públicas especificas para cada uma das 12 regiões que foram identificadas com suas potencialidades e fragilidades.

O diretor do ITCG salientou a confiabilidade do produto, que foi feito por técnicos qualificados de várias instituições do Governo do Paraná ao longo de décadas que trouxeram essas informações para o Zoneamento. “Então, é um produto de alta qualidade e de confiança. Quem se utilizar dessas informações terá as melhores informações sobre as regiões do Paraná”.

Acesso- O ZEE/PR vem se somar ao ZEE PR-Litoral lançado em setembro de 2016 por meio do Decreto nº 4996, este contando com publicação impressa. Tanto o ZEE Litoral quanto o ZEE PR se encontram disponíveis para download no endereço www.itcg.pr.gov.br, no link “Conheça o ZEE”,

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.