• Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG
Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná

ITCG

06/05/2019

Encontro discute sobre o Sistema Metodológico e Mapeamento do Uso e Cobertura da Terra do Estado do Paraná

Cerca de 50 representantes de diferentes órgãos debateram o tema.

 

Técnicos se reuniram para participarem do 1º Workshop sobre o Sistema Metodológico e Mapeamento do Uso e Cobertura da Terra do Estado do Paraná, realizado no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O objetivo foi aprofundar a discussão sobre o tema, executado pelo Consórcio Araucária, formado pelas empresas Senografia Desenvolvimento e Soluções (líder) e Geopixel Soluções em Geotecnologia e TI.

No evento foi apresentado o estado da arte do projeto, os procedimentos metodológicos, o detalhamento das classes da legenda, os dados primários e secundários utilizados, os procedimentos de validação e controle de qualidade e o repasse tecnológico, além do espaço de discussão.

Para encerrar, foi realizada uma enquete com os envolvidos sobre a importância do mapeamento do Uso e Cobertura da Terra, podendo assim, identificar as visões dos diversos órgãos envolvidos.

O workshop foi conduzido pela fiscal do projeto, a engenheira cartógrafa, Gislene Lessa, que também faz parte da diretoria de Geomática do ITCG. Técnicos do Consórcio Araucária também conduziram o tema.

PRESENÇAS - O evento contou com a presença de aproximadamente 50 profissionais, sendo eles técnicos do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Estado do Paraná (ITCG), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas do Paraná, e representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Copel, Paraná Cidade, Emater, Embrapa, Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Simepar e técnicos do consórcio contratado.

Mais dois workshops estão previstos pela organização.


Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo em:
https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.